WOP – Workshop
Animatéria – o laboratório da matéria animada
Igor Gandra
23 Out, 16h
Sala de Ensaios Teatro de Ferro
Entrada gratuita
Inscrição obrigatória até 20 Out: comunicacao@fimp.pt
Duração 3h
Público-alvo Profissionais e estudantes de áreas artísticas
Lotação 15 participantes
Co-apresentação FIMP, Sala dEnsaios TdF
Objectos, marionetas e formas animadas. O nosso corpo no espaço, as coisas e os objectos. É este o ponto de partida.
Este laboratório é um espaço de experimentação em que se trabalha sobre as relações entre corpo e objecto nas artes performativas.
O corpo dos performers, actores, bailarinos, marionetistas, malabaristas, acrobatas, cantores, etc. convive no palco, no estúdio, na sala de ensaios com outros corpos que não só ocupam espaço como afirmam o seu modo próprio de estar presentes. De que forma as coisas e os objectos comunicam com cada um, performers ou espectadores? Será que também comunicam entre si? Como inventar uma co-habitação diferente, mais interessante e mutuamente enriquecedora, com estas presenças-não-humanas? Que relações podemos imaginar e construir a partir destas formas mais ou menos secretas de comunicação? E uma marioneta, o que terá a dizer sobre tudo isto?
Estas são algumas questões que animam este laboratório prático, especulativo e experimental. O laboratório da Matéria Animada é dirigido a todos, das artes performativas às artes plásticas e seus cruzamentos, a todos os que sintam curiosidade e se desejem aventurar no universo da animação poética da matéria.
Esta actividade integra o contexto das práticas experimentais da Sala d'Ensaios TdF – Teatro de ferro/Travessa da Formiga e terá continuidade ao longo dos meses seguintes.
Igor Gandra é encenador, cenógrafo e marionetista. Co-dirige o Teatro de Ferro e é director do Festival Internacional de Marionetas do Porto.
Contactos
Travessa da Formiga nº 65
Espaço 1, Piso 1
4300-207 Porto
Portugal
(+351) 223 320 419





