Quiet Motors

Pierre Bastien (França)

Estreia Nacional

21 Out · 23h

TMP Rivoli – Sub-Palco

60' · Todas as idades

Parceria: Matéria Prima
© Studio Walter
© Herbert Gairhos
© J.P.Duplan

De e por Pierre Bastien

www.pierrebastien.com

"Quiet Motors" é uma performance única que combina sons de trompete de bolso com um conjunto de autómatos musicais, construídos a partir de peças de Meccano e engrenagens ativadas por pequenos motores, capazes de desencadear movimentos e percussões. A colorida orquestra mecânica que daí resulta realiza aleatoriamente peças curtas, encantadoras e hipnóticas. Os movimentos alternados e dessincronizados tornam as composições únicas e imprevisíveis num desafio aos sentidos do espetador.

A aparente simplicidade da maravilhosa maquinaria, esconde uma complexidade que nos é revelada pelo jogo de sombras, imagens e projeções, capaz de transportar o espetador para outra dimensão. O público transforma-se em explorador – ouvindo e observando – como se estivesse incorporado na composição.

Sinfonia imperfeita, peculiar e excecional.

 

 

Nascido em 1953 (Paris), Pierre Bastien, tem vindo a construir a sua carreira e orquestra de maquinaria musical há mais de 40 anos. O seu território criativo é essencialmente um território literário - Bastien apoia-se na sua Pós-graduação em literatura francesa (Universidade Paris-Sorbonne). Alimenta-se do surrealismo e de toda a literatura de André Breton e Raymond Roussel, dos poemas desenhados por Francis Picabia e dos países imaginários de Henri Michaux. Internacionalmente reconhecido, a sua lista de colaborações é tão colorida quanto a sua música, incluindo os músicos Pascal Comelade, Robert Wyatt, Mats Gustafsson, Jac Berrocal, DJ Low, Jaki Liebezeit (Can), Aphex Twin, o vídeo artista Pierrick Sorin, o estilista Issey Miyake entre outros.

Teatro Rivoli

Praça D João I, Porto

223 392 201

Contactos

Travessa da Formiga nº 65
Espaço 1, Piso 1
4300-207 Porto
(+351) 223 320 419

apoios
apoios
apoios
apoios
apoios
apoios