La Domus di Pulcinella

Gaspare Nasuto (Itália)

20 Out · 23h

Teatro Rivoli – Café Rivoli

60' · M6

© Sonia Somma

Encenação, construção e interpretação Gaspare Nasuto

www.gasparenasuto.wixsite.com/ladomusdipulcinella

Iniciou a sua carreira em 1989. Ministra cursos de escultura em madeira e forma uma nova geração de manipuladores de marionetas.

Marionetista e escultor, é considerado um dos grandes mestres da tradição napolitana de fantoches, referência incontornável para quem queira conhecer os segredos do Guarattelle napolitano.

Os seus bonecos de madeira, pequenas obras de artesanato, estão em coleções particulares, museus Italianos e no exterior.

Gaspare Nasuto, embaixador do mundo da máscara da Pulcinella  para o Museu de Acerra, está entre os artistas de fantoches mais premiados de Itália, cerca de vinte prémios internacionais na sua carreira. Realizou performances e workshops em Itália, França, Espanha, Alemanha, Áustria, Portugal, Eslovênia, Suíça, Bélgica, Inglaterra, Croácia, Roménia, Rússia, Irão e Colômbia.

As suas produções dedicadas a Pulcinella, fazem dele não só um intérprete, como também um dos autores da Guarattelle napolitana experimental.

O Guarattelle napolitano é uma forma ancestral de bonecos de luva nascida em Nápoles em cerca de 1500. Com uma técnica viva e singular de manipulação, o Guaratelle mantém matizes performativos e teatrais incrivelmente modernos.

A voz de Pulcinella, personagem singular a estes espetáculos, é obtida graças à "Pivetta", uma palheta que o marionetista mantém debaixo do palato durante as apresentações.

Teatro Rivoli

Praça D João I, Porto

223 392 201

Contactos

Travessa da Formiga nº 65
Espaço 1, Piso 1
4300-207 Porto
(+351) 223 320 419

apoios
apoios
apoios
apoios
apoios
apoios